O TROT não é um gênero muito popular aqui no Brasil. Como o quinto país que mais consome K-Pop no mundo, os amantes da música sul coreana rementem o entretenimento do país apenas a um unico genero musical: o K-pop. Contudo, isso é algo um pouco limitante, no que se refere a uma cultura tão vasta e rica como a coreana. E o TROT faz parte dessa cultura, sendo a representação da musica pop mais antiga da sua cultura de entretenimento. Mas afinal, qual é o conceito de TROT e como ele surgiu? É o que você vai saber adiante.
TROT (트로트) é o gênero musical mais antigo da musica popular coreana. Relatos apontam que o ritmo surgiu no ano de 1900, durante o domínio japonês, onde justamente o gênero musical recebeu influencia de elementos musicais japoneses. Porém ele também forte influencia de elementos ocidentais e coreanos. Quanto a origem de sua palavra ela se dar do encurtamento da palavra foxtrote – que vem a ser uma espécie de dança de salão que é marcada por movimentos longos e bem marcados e contínuos. Pode-se dizer que a música de Trot possui características musicais bem marcantes, com batidas duplas, compostas com estrofes em sua estrutura de sete-cinto e possui um estilo musical de interpretação chamado de Gaok, que vem a ser uma mistura de interpretações entre vozes masculinas e femininas, em suma uma espécie de interpretação mista.
Ainda falando sobre a história do início do TROT, ele surgiu no período tenso de domínio colonial do Japão sobre a Coreia, que ocorreu especificamente entre os períodos de 1910 a 1945. As primeiras canções de TROT traziam traduções de canções populares ocidentais ou japonesas, tais canções eram intituladas de Yuhaeng Changga (canções populares). A primeira grande canção popular do gênero foi In Praise Of Death em 1926 escrita por Yun Sim Deok considerada a primeira canção oficialmente popular. Quatro anos depois em 1930 as Yuhaeng Changga passam a ser produzidas e escritas por compositores coreanos.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Trot passou a adquirir características mais ocidentais. O trio The Kim Sisters se tornou popular chamando a atenção tanto do público coreano, quando do publico estadunidenses. O trio se apresentava no programa The Ed Sullivan Show na década de 60, abrindo assim espaço para outros artistas do ritmo como Lee Mija, Patti Kim, Tae Jin Ah, Na Hoona e etc. Durante um período de muita notoriedade e popularidade entre a comunidade sul coreana, o trot foi perdendo a sua notoriedade na década de 80 para o dance music. Contudo nem tudo ainda estava perdido, a apesar de perder a sua notoriedade a invenção das fitas cassetes permitiu a criação do medley trot (que seria a junção de diversos gêneros atrelados ao trot), tornando assim o ritmo como música contemporânea. Fazendo com que diversos artistas do kpop, se interessassem pelo gênero tais como: Daesung (BIGBANG) e Joy (RED VELVET) são apenas alguns dos exemplos.
Mas o trot não foi apenas um simples gênero musical e cultural do país, ele também se tornou alvo de debate e uso político. Em 1984 uma disputa se tornou alvo de discurso nacional do país. Tudo começou quando um artigo publicado no jornal The Eumak Donga: A Minthly Of Music, questionava a origem do Trot. Dado o fato de que não houve provas para corroborar a tese ou refuta-la a origem do trot segue até os dias de hoje em discussão.
A música também tem finalidades no que se refere a disputas políticas. Em 2010 o Chosun Ilbo apontou que o governo sul coreano usavas essas canções como propaganda contra a Coreia do Norte. Estima-se que mais de 184 musicas de diversos artistas foram transmitidas em rádio para soldados norte-coreanos.
Agora que já falamos a respeito da história e da contextualização social e política do gênero chegou o momento de você conhecer a lista com alguns nomes promissores do Trot. Confira a seguir:
SONG GAIN: É considerada a diva do Trot coreano sendo condecorada como Ms Trot (Senhorita do Trot) em um programa de audição da tv, que levava o mesmo título. Apesar de a maioria de seus fãs possuírem a faixa etária entre 50 e 60 anos, a artista tem a capacidade de romper com essa barreira de idade e conquistar também públicos mais jovens. Uma das suas musicas mais promissoras é a Nameless Actress que junta vários elementos das versões antigas e novas do Trot, o que agrada as novas gerações. Além da sua interpretação ser profunda e sua voz possuir um timbre marcante.
HONG JINYOUNG: É considerada a rainha do Trot pelos coreanos. Além de cantora ela também é atriz, iniciando sua carreira em 2006 no K-Drama histórico Yeon Gae Somun. Fez parte do Girl Group feminino SWAN e lançou sua primeira musica estilo Trot chamada de Love’s Battery. A voz dela é suave e harmoniza com os instrumentos musicais tocados na canção. Além do mais a construção rítmica da musica também é bem interessante, pois traz um resgate ao antigo Trot também mesclando com gênero do pop, o que deixa seu trabalho bem interessante de se conferir.
JANG YOO JEONG: Uma das cantoras mais potentes do Trot, também é considerada a Rainha do Trot. Teve sua estreia no ano de 1999, sendo uma das cantoras do gênero mais antigas ainda estando em atividade. Uma de suas musicas mais promissoras foi lançada em 2004 o single Oh My Goodness liderou todas as paradas musicais da época. É um dos nomes responsáveis por repopularizar o gênero no país. Sua apresentação mais recente foi no programa Immortal Song da KBS com a musica de Trot Jjan Jja Ra, elevando o moral do gênero com sua voz potente e com seu carisma de palco, sempre interagindo com a plateia, não há duvidas de que o famoso ritmo coreano voltará a viver seus dias de gloria.
LIM YOUNG WOONG: Considerado o príncipe do Trot da nova geração, o cantor participou do programa Mr. Trot em 2020 e desde então tem sido uns dos artistas de mais popularidade no país. Apesar do gênero ser consumido principalmente por adulto acima dos 40 anos, Lim Young Woong conseguiu abranger essa faixa etária e atrair um público mais jovem. Seu álbum Im Hero vendeu 940 mil copias em apenas 1 dia, e mais de um milhão na primeira semana.
É muito importante resgatar o Trot coreano e principalmente mostra-lo para as novas gerações de fãs que estão surgindo. Com o interesse cada vez mais crescente das pessoas por cultura sul coreana em decorrência do Kpop, porque não utilizar do sucesso do gênero, para levar as pessoas a verem a amplitude de gêneros musicais que fazem parte do entretenimento sul coreano. E o Trot é um bom exemplo de um gênero que precisa ser conhecido e apreciado, pois além de entreter, conta toda uma história de valorização da arte da Coreia Do Sul.
Conteúdo exclusivo!
Não retirar sem os devidos créditos!