top of page
Foto do escritorJéssica Caroline

The Devil's Plan: o melhor programa de sobrevivência de 2023

Atualizado: 28 de nov. de 2023


A IDEIA DO PROGRAMA


Inteligência, uma dose extra de estratégia, muita capacidade de autocontrole e uma pitada de sorte. São apenas esses os requisitos para sobreviver nesse reality, onde 12 participantes, dentre celebridades e pessoas influentes sul coreanas, ficam confinados em uma casa por 7 dias jogando jogos de estratégia e fazendo alianças para ganhar um prêmio em dinheiro.


O reality leva seus participantes ao extremo, testando seus limites e capacidade de manter o controle em situações de pressão e imprevisibilidade, em que é necessário conquistar a confiança dos outros, sem confiar em ninguém.



Todo mundo está falando ultimamente do reality "Round 6: O Desafio", baseado no drama de mesmo nome que se tornou um fenômeno mundial e garantiu uma disseminação inesperada dos dramas coreanos. Mas ter uma boa história de base não é suficiente para garantir o sucesso.


Já "The Devil's Plan" vem de uma direção bem diferente, um programa que demorou para decolar, talvez devido ao seu grau de complexidade, mas que conquistou completamente quem encarou essa aventura.


O "Jogo do Diabo" (The Devil's Plan) é um programa de sobrevivência sul-coreano criado pela Netflix. No reality, um grupo formado por 12 participantes precisa passar por uma série de desafios envolvendo estratégia e inteligência ao longo de 7 dias e 6 noites confinados em uma casa completamente isolados.



O reality show coloca à prova toda a capacidade intelectual e lógica de seus participantes, que precisam desvendar segredos, montar quebra-cabeças e formar alianças para sobreviverem na disputa, sendo permitido fazer absolutamente tudo para vencer a competição – exceto roubar ou usar de violência.


CONHEÇA OS PARTICIPANTES


A ideia do programa foi juntar 12 pessoas dentre artistas conhecidos pela mídia, celebridades em geral, jogadores especialistas, youtubers famosos e profissionais liberais considerados figuras importantes e inteligentes dentro de fora da Coreia.


Ha Seokjin: ator a quase 20 anos, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Hanyang, é considerado uma das celebridades mais inteligentes da Coreia do Sul.



Lee Seewon: atriz e formada em administração pela Universidade Nacional de Seul e possui mestrado em psicologia, além de uma conhecida inventora com várias patentes.


Lee Hyeseong: âncora freelancer também formada em Administração pela Universidade Nacional de Seul.


Orbit: um famoso youtuber que possui um canal de ciências muito famoso, ele estudou astronomia e já foi consultor da Presidência da Coreia do Sul.



Guillaume: canadense ex-jogador de pôquer profissional e investidor em criptomoedas e no setor alimentício.


Park Kyeongrim: celebridade sul-coreana considerada uma estrela da indústria do entretenimento coreano.


Boo Seungkwan: integrante do grupo idol Seventeen.


Suh Dongjoo: advogada que trabalha nos Estados Unidos. É a filha de um famoso casal de celebridades, ela é formada em Matemática pelo MIT.



Kwak Joonbin: um famoso youtuber que possui um canal de viagens, anteriormente trabalho na Embaixada do Azerbaijão.


Cho Yeonwoo: jogadora profissional de Go, jogo bastante popular na Coreia do Sul, formada pela Universidade de Dublin, na Irlanda.


Su Yumin: trabalha como médica ortopedista nos Estados Unidos, formada em Medicina pela Universidade de Nova Iorque.


Kim Dongjae: estudante de biomedicina na Universidade da Coreia e jogador profissional de pôquer.


ENTENDA COMO FUNCIONA O JOGO


No início da semana, assim quando chegam, os participantes recebem “peças” do jogo, que são consideradas o “dinheiro” da competição. A cada rodada, os concorrentes podem ganhar ou perder peças.


Essas peças, quadrados dourados, em seguida, podem ser usadas para comprar itens nos games (como fichas de barganha), ou apostadas em negociações entre os participantes.



Aqueles que perdem todas as peças, é claro, são eliminados. Apenas dois competidores, aqueles que possuem a maior quantidade de peças, vão para a final, e o vencedor dessa última rodada, é coroado como campeão e leva o prêmio em dinheiro.


Ao longo do programa, os participantes podem ser eliminados nas partidas “principais” e nos embates “premiados”. Nas partidas principais os jogadores jogam de forma individual um jogo por rodada, podendo ser jogos de cartas, tabuleiro ou estratégia. A aliança entre os jogadores é permitida, mas no fim das contas, só um ganha nessas partidas.


Nas partidas principais, os dois participantes com menos pontos são mandados para a “cadeia”, e por isso, perdem a oportunidade de competir nas partidas premiadas. Além disso, são trancados em uma cela até a manhã seguinte.



Já nas partidas premiadas, os competidores são forçados a trabalhar juntos para completar uma mesma missão. É por meio das partidas premiadas que o prêmio final de O Jogo do Diabo é definido. No início da competição, o prêmio não tem valor, mas com o passar das semanas, a recompensa pode chegar a 500,000,000 Wons.


OPINIÃO SINCERA


Eu confesso que amei esse programa. Eu comecei a assistir sem muitas expectativas, apenas considerando mais um reality qualquer da Netflix produzida com sul-coreanos, mas desde a primeira prova o programa me conquistou.



A ideia de colocar pessoas extremamente inteligentes para competir entre si torna tudo ainda mais instigante. Afinal, o fato de ser uma competição com prêmio em dinheiro e só um ganhador no final, já sabemos tranquilamente que gera atritos, traições e busca individual pela sobrevivência. Tudo isso, acentuado pelo fato do confinamento envolver jogos de lógica e inteligência.


Tudo isso, mantendo os participantes do programa no limite da tensão a todo momento. Ainda mais para aqueles que vão para a "cadeia" por uma noite inteira. O local é claustrofóbico como uma cela de masmorra e não há qualquer contato com o mundo exterior além do jogador com quem se compartilha a cela.



Outro ponto alto são os jogos principais, muitos deles são conhecidos nossos. As vezes é um pouco complicado entender as regras enquanto elas estão sendo explicadas, mas conforme o jogo vai se desenrolando, conseguimos acompanhar seu ritmo sem problemas. Essa ideia de colocar jogos em meio a disputa também é bastante interessante e tem se mostrado muito útil atualmente, dando um plus aos jogos de confinamento como conhecemos.


Por fim, as decisões e escolhas dos participantes não são roteirizadas, de forma que suas atitudes partem unicamente de suas estratégias de jogo. É assim que assistimos alianças sendo montadas e cada participante colocando o outro como seu adversário ou inimigo.


Eu achei muito interessante como todos os elementos colocados no jogo estão a todo tempo tirando o melhor de seus participantes. Com as emoções e tensões a flor da pele, cada integrante do grupo, por mais que tente esconder, em algum momento da história deixa escapar seu verdadeiro eu e revela suas sinceras emoções ante a possibilidade de ser eliminado.



Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem os devidos créditos.




337 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page