top of page
Foto do escritorJéssica Caroline

PORQUE CELEBRITY É UM DRAMA QUE TOCA NA FERIDA DE TODO MUNDO?


Curtir, comentar, compartilhar. Influenciar e ser influenciado. Esse é o mundo em que todos nós vivemos hoje. E não, não adianta ler esse texto e dizer que está "neutro" nesse universo. Não diga que você não conhece influenciadores ou que não liga para isso, porque mesmo sem perceber você é influenciado pelo que vê, seja um estilo musical, um gênero de série. E Celebrity é sobre isso.


Celebrity é o mais novo k-drama da Netflix com 12 episódios que acompanha a vida da Seo Ari (Park Gyuyoung), ou mais precisamente sua ascensão no mundo dos influenciadores digitais. Ari é uma vendedora de cosméticos de porta em porta. Ao longo dos episódios nós vamos acompanhar como a vida dessa mulher vai do céu ao inferno quando ela entra no glamoroso e brutal mundo dos influenciadores.

A trama nos conquista não apenas porque traz um tema atual que está presente na vida de todo mundo (afinal, nós e todas as pessoas que estão a nossa volta possuem pelo menos uma rede social), mas também porque apresenta um estilo antigo, mas que ainda faz muito sucesso: a Cinderela moderna.

Seo Ari é uma jovem humilde, que luta para pagar as contas, mas vem de origem rica. Ela é centrada e pés no chão. Quando ganha poder, seu objetivo é combater aqueles que se acham acima do bem e do mal, pelo simples fato de possuírem dinheiro. E óbvio, não pode faltar o príncipe encantado Han Junkyung, interpretado muito bem por Kang Minhyuk (CNBLUE). Que também ganha um toque de modernidade ao demonstrar que não é tão perfeito assim.

Apesar da vida comum, a origem de Ari é de família rica, mas que faliu. Seo Ari aparentemente não se importa com isso, ou pelo menos não demonstra, até reencontrar uma amiga de escola, Oh Minhye, que se tornou rica e famosa nas redes sociais. Curiosa sobre a vida da velha amiga, Seo Ari acaba indo parar nas redes sociais e rapidamente passa a consumir tudo que o mundo dos influenciadores tem a mostrar. É então que sua vida muda repentinamente.

Eu confesso que estava cética quanto a essa história. A Netflix tem lançado muitas produções originais ultimamente, mas cá entre nós eu posso contar nos dedos quantas realmente me agradaram. Mas depois de pesquisar mais sobre Celebrity, eu resolvi dar uma chance e me perguntei porque não fiz isso antes.


Apesar de viver no universo dos influenciadores digitais, o drama é bem realista sobre esse mundo. Afinal, sabemos que nem sempre a vida é tão brilhante e perfeita como é mostrada na tela do celular, criando uma falsa sensação de felicidade.


Esse, inclusive, é um dos questionamentos da história. Afinal, a vida de quem está na tela é tão maravilhosa quanto realmente parece? E mesmo que não seja, e eu tenha consciência disso, o fato de “parecer ser”, me faz desejar do mesmo jeito, ainda que eu saiba que tudo não passa de uma faixada?

As redes sociais que surgiram como uma forma de facilitar a comunicação e conhecer novas pessoas, virou uma fonte de emprego, onde milhares de pessoas todo dia expõem suas vidas em troca de patrocínio e dinheiro. A história inclusive faz questão de mostrar como as empresas, usam dessas figuras públicas para divulgar seus produtos sem que as pessoas percebam, como uma verdadeira lavagem cerebral.


Ao mesmo tempo, essa necessidade de consumo de conteúdo demonstra um grande problema na sociedade em geral: sentimentos como solidão, decepção e insatisfação da vida real, criam a necessidade de preenchimento pelo falso sentimento de realização na vida de outras pessoas.

Cada pessoa se fecha em seu próprio mundo que está bem diante de seus olhos e qualquer coisa que está em volta se torna desnecessário. Sua própria vida deixa de ser interessante e a do outro passa a ser a vida que você deseja. Mas se você descobrisse realmente como outro vive, você ainda assim gostaria de assumir seu lugar?


Os sentimentos desenvolvidos por esse consumo desenfreado é o que leva também muitas pessoas nas redes sociais a atacar os famosos na internet. O ciúme e a inveja por não ter ou não ser tão perfeito, faz com que as pessoas, movidas por um sentimento de insatisfação transbordante, estravassem suas emoções através de palavras de ódio e comentários ofensivos.

No fim das contas, o que Celebrity nos mostra, não é como esse mundo é maravilhoso, mas como ele pode mexer completamente com nossas emoções e transformar nossas vidas para além da tela. Enquanto as empresas lucram, os influenciadores dão seu rosto e as pessoas do outro lado da tela consomem uma quantidade de conteúdo de forma desenfreada, começamos a perceber que a ideia de quantidade é melhor do que qualidade. Afinal, a guerra real é para ter o maior número, seja de seguidores ou dinheiro no bolso. Enquanto a vida real fica para ser vivida outro dia.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem os devidos créditos.

400 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page