Não é de hoje que produções fantasiosas que, representadas em um cenário caótico de um fim de mundo, fazem sucesso, porém, uma categoria em especial sempre chamou atenção pelo seu personagem principal: zumbis. O fim do mundo com certeza vai acontecer por mãos humanas mas e o fim da humanidade? Imaginar um cenário onde nós próprios teremos que decidir quem vive e quem morre, com multidões de mortos vivos ,batalhas épicas e sanguinolentas parece ser uma receita que produções teledramaturgas coreanas estão utilizando ultimamente e obviamente conseguindo grandes resultados.
Uma das primeiras séries que emplacaram sucesso de histórias com essa temática de terror e mortos vivos foi "Sweet Home", quando as produções coreanas já eram bem vistas na plataforma de streaming Netflix, a produção estreou em dezembro de 2020 como uma produção original da Netflix Korea e ganhou a atenção do público que teve 22 milhões de visualizações. "Sweet Home" é uma série de terror que envolve um cenário em que pessoas comuns se transformam em monstros que expressam os desejos mais íntimos de seus corações. "Após a morte de sua família em um acidente, o solitário Cha Hyun-soo (Song Kang) muda para um novo apartamento. Sua vida tranquila logo é perturbada por estranhos incidentes que começam a ocorrer em seu novo prédio. Conforme as pessoas se transformam em monstros, Hyun-soo e outros moradores tentam sobreviver.. "Sweet Home" é uma das maiores produções disponíveis na Netflix em questão de estética. Porém, mais do que se destacar pelos efeitos audiovisuais com seus monstros em CGI, enquanto uma série de terror e ficção científica, a produção também chama a atenção do público por contar com uma premissa interessante e envolvente em um grande estilo gore.
Não se deixe enganar pelo título. O kdrama "Hapiness" marca o retorno de Park Hyung-sik depois de completar seu serviço militar. Uma das escolhas enredo mais interessantes da série é que tudo é situado em tempos de COVID-19, Happiness gira em torno de Jung Yi Hyun (Hyung-Sik) e Yoon Sae Bom (Yo-joo) ambos são amigos desde o ensino médio. A felicidade começa com Sae Boom, um membro do esquadrão policial da Unidade de Operações Especiais, encontrando um estagiário de sua unidade se comportando estranhamente como um zumbi, com uma sede por sangue. Então, como é mostrado na maioria dos filmes de zumbis, se você for mordido ou até mesmo arranhado por alguém com a doença, você será transformado em um zumbi , a menos que tenha um tremendo nível de imunidade, como Yi Hyun. "Hapiness" se diferencia pois é focado nas emoções humanas, que mesmo os infectados com a doença mostram em algum momento. O drama faz você questionar ações, a humanidade e também mostra até onde as pessoas podem ir para sobreviver, também mostra, como a falta de informação, ignorância e ganância ainda perduram em situações como estas.
Além de conquistar fãs no mundo inteiro e chegando em primeiro lugar na plataforma de streaming mais famosa, "All Of Us Are Dead" provou mais uma vez o potencial internacional das produções sul-coreanas, após o sucesso de Round 6. Em "All Of Us Are Dead", os zumbis não são os clássicos comedores de cérebros e alguns são considerados híbridos, foi criado por Lee Jae-kyoo, Chun Sung-il e Kim Nam-su, e é baseado no webtoon de "Naver, Now at Our School". "All of Us Are Dead" se aproxima um pouco das origens do webtoon à medida que a trama se desenrola. Além disso, a série tenta ficar dentro dos limites da tradição zumbi estabelecida, como a infestação causada por um vírus e o método pelo qual ele se espalha. Dito isto, há uma regra específica que "All of Us Are Dead" quebra quando se trata de todos os programas de televisão e filmes que vieram antes com o tema zumbi.
"All of Us Are Dead" explora a origem do vírus, como foi feito e por que – o que geralmente não é feito em outros filmes de zumbis e programas de televisão. A série se concentra em especificidades do vírus, como imunidade, portadores assintomáticos e, claro, híbridos meio zumbis, porque a infestação vem diretamente da sala de aula do Sr. Lee (Byeong-Cheol Kim). Enquanto alguns filmes e séries de televisão falam sobre suas próprias origens zumbis em detalhes, Sr. Lee escolheu criar algo que tornaria seu filho mais forte contra o problema de bullying desenfreado da Hyosan High School. Infelizmente, o que ele fez foi seu próprio paciente zero na forma de Lee Jin-Soo (Lee Min-Goo) quando ela é mordida por um de seus hamsters de teste. Enquanto outras séries quebraram o molde com outras regras, como a ideia de “zumbis não podem correr”, All of Us Are Dead também adicionou novas tradições ao monstro na forma de diferentes tipos de zumbis e híbridos.
A popularidade dos zumbis não é de hoje e cresceu ao longo dos anos e não parece estar diminuindo tão cedo. Programas como The Walking Dead e iZombie provaram que a história de zumbis pode ser apreciada em qualquer tipo de cenário. Filmes de terror e séries de televisão criaram regras não ditas dentro do mundo dos zumbis que criaram uma ideia nebulosa sobre o que é e o que não é aceitável dentro dos limites de uma narrativa zumbi. Regras como os mortos-vivos sendo derrotados apenas destruindo a cabeça foram criadas no Dia dos Mortos de George Romero. Será que a nova onda de sucessos zumbis ditará novos padrões e maiores investimentos nessas histórias com cenas grotescas e cada vez mais reais? A cada mais tramas com tema apocalíptico me pergunto se nosso fim será próximo de algum desses já escritos.
コメント