Ao acompanhar a teledramaturgia coreana é fácil notar que a homossexualidade era tratada com os mesmos roteiros. Personagens gays são frequentemente designados ao alívio cômico, e o homoerotismo sendo explorado para aumentar a tensão romântica heterossexual como os famosos clássicos em que uma mulher vestida de homem se apaixona por um homem, que a ama de volta, mas não não sabe a princípio que ele é ela. Em um país extremamente conservador como a Coreia do Sul, já era de se esperar a falta de diversidade representada , porém, isso também pode explicar a relutância em se envolver com uma tendência asiática, o conteúdo Boys Love (BL), que finalmente esta marcando sua presença na mídia coreana.
O Boys' Love (BL) ou Yaoi, surgiu no Japão e era destinado principalmente ao consumo feminino, o gênero decolou primeiro no subsolo como romances e quadrinhos, que mais tarde encontraram um público maior por meio da internet. Foi assim que o fenômeno chegou à Tailândia no início dos anos 1990, uma subcultura foi formada online até que se desenvolveu para o país que mais produz dramas que abordam o tema. Na Tailândia o BL foi revolucionado, pois foi utilizado para se criar uma nova forma de cultura de celebridades, gerar lucro e também trazer a intervenção queer para o cenário de mídia heteronormativo do país, enquanto a Coreia "flertava" com a possibilidade de BL.
A cultura BL na Coreia do Sul foi impulsionado pela expansão dos fandoms de K-pop. Fãs que também eram escritores ganharam fama online escrevendo literatura BL que envolvia membros de grupos de K-pop conhecidos como personagens centrais. Além disso, não é segredo pra ninguém que K-Pop em si não é nenhum novato em capitalizar a ideia de homens bonitos se relacionando, com o incentivo ao skinship (demonstrações físicas de afeto). Embora skinship seja um aspecto bastante comum em muitas culturas asiáticas, o comportamento é frequentemente encorajado por empresas e canais de entretenimento, o que permite que os fãs continuem suas fantasias.
Nos últimos anos, houve uma grande mudança na mídia coreana para ser mais “liberal”, especialmente com uma audiência global exponencialmente crescente. Os ídolos estão mais abertos a apoiar publicamente as questões LGBT e tem havido algumas pessoas na mídia coreana, embora muitas vezes tenham sucesso limitado. Sob os olhos do mundo, eles criaram uma abertura para a existência de shows BL, com audiências internacionais capazes de apoiar shows que podem ser vistos negativamente no mercado interno. Entretanto, a comunidade jovem na Coreia do Sul tem uma atitude positiva em relação ao tema. Dramas como "Semantic Error" e "Light on Me" conquistaram uma rede de espectadores com suas histórias refrescantes e únicas em comparação com as infinitas séries disponíveis baseadas em casais heterossexuais. Houve um aumento na demanda por conteúdo LGBTQ+, provando que o público está aberto para mais.
Enquanto muitos celebram e dão as boas-vindas a uma nova era na televisão sul-coreana, alguns são contra a exibição desses programas e estão protestando para que sejam cancelados. Também existem aqueles que acham difícil prever que a popularidade do gênero BL, levará a mudanças sociais notificando que o conteúdo queer tem um pé na realidade, mas o BL está um pouco mais perto da fantasia pois não costuma representar as lutas sobre identidade e focar no romance. Além disso, poucos reconhecem a homofobia generalizada no país, e isso está de acordo com a expectativa do leitor.
Recomendação:
Coreano: Semantic Error retrata o romance juvenil entre dois universitários que são obrigados a trabalharem juntos em um projeto.
Disponível: Viki
Tailandês: I Told Sunset About segue dois ex-melhor amigos de infância que se reencontram anos depois, enquanto se preparam para a admissão na universidade. O reencontro desperta sentimentos complicados e instáveis.
Disponível: Meow Fansub
Japonês: Cherry Magic acompanha um rapaz que ganha um poder mágico. Seu poder permite que ele leia a mente de outras pessoas ao tocá-las. As coisas mudam quando ele acidentalmente toca em Kurosawa Yuichi e descobre que o rapaz possui sentimentos românticos por ele.
Disponível: Meow Fansub
Qual é o BL da primeira foto?