Muitas vezes considero inadequado chamar todo o K-pop de um único gênero musical. Dentro do K-pop e de cada um dos artistas que lhe compõem existe um estilo diferente de fazer música, com certeza, ainda podermos perceber grupos que possuem sons similares onde muitos julgam uma cópia pelo sucesso. Entretanto, existem grupos reconhecidos por suas batidas únicas e inusuais.
Em outras matérias já mencionamos diferentes gêneros consagrados por grupos precursores e depois inseridos no ritmo e discografia de outras bandas. O gênero experimental é um tipo de som que quebra a estrutura normal de uma música e cria uma nova, misturando um ou mais gêneros, ou criando uma melodia completamente única e seu significado muda dependendo da música, mas a ideia básica é que não é uma faixa normal. A música experimental não é nova, já foi feita por muitos grupos e solistas. Artistas como NCT e Red Velvet são reconhecidos por emplacarem seus sucessos com esse tipo de música.
Porém, o assunto da matéria seria um gênero, semelhante ao experimental pela sua ousadia e imparidade, oriundo do K-pop que ainda estaria se consolidando. Digo isso por sempre escutar o termo relacionado a certos sons mais nunca oficialmente destinado e classificado como o tipo musical de um grupo. O motivo? O significado ainda ambíguo. Na tradução literal a música barulho não é um termo considerado atrativo, já que o termo barulho incita pelo próprio significado da palavra, som forte, intenso, estrondo e ausência de ordem.
O estilo veio ganhando mais sucesso nas mais novas gerações do K-pop. Muitos artistas começaram a favorecer batidas e instrumentais agressivos e contundentes para combinar com a intensidade e o poder de suas danças. Embora alguns ouvintes desaprovem este estilo de música, chamando-o de demasiado “alto” ou comparando-o com “ruídos”, é claro que o gênero de música vem ganhando seu espaço.
O grupo que mais vem trabalhando com o ritmo é o Stray Kids. Durante uma entrevista, o grupo masculino falou sobre a inspiração por trás de seu segundo álbum ‘NOEASY’. Eles explicaram que a escolha do estilo musical e da faixa-título foi uma resposta deliberada às críticas de que a banda criou músicas que soam como "música de construção". O rapper Changbin explicou o significado do título do disco ser ‘NOEASY’, uma brincadeira com a palavra “Noisy”. “Diante do 'barulho' que tenta nos deter e atrapalhar, seja dor, sofrimento, adversidade, desaprovação ou crítica, não seremos abalados facilmente, nem jamais desmoronaremos diante de isso”, disse ele.
“Na verdade, pensamos que o termo ‘música barulhenta’ era algo que poderíamos usar como nossa própria arma”
Bang Chan, líder do Stray Kids.
Por fim, uma parte considerável dos grupos de novas gerações ocasionalmente incorporam sons não convencionais ou técnicas de produção diferenciadas em suas músicas, que podem incluir elementos que podem ser considerados música barulhenta, ou pernas sons diferentesdemais pra alguns ouvidos. No geral, embora a música barulhenta seja um gênero proeminente dentro do K-pop, muitos internautas ainda usam o termo Noise Music para músicas que não lhe agradam.
Os fãs interessados em Noise Music apreciam esses artistas, pois se arriscam e experimentam sons não convencionais ou ultrapassam os limites da música pop tradicional. Esses artistas podem explorar temas de caos, dissonância ou emoção crua em suas músicas, criando uma experiência auditiva única para aqueles interessados em explorar a interseção da música barulhenta e do K-pop. Afinal, não é porque não é de seu gosto, que algo é necessariamente ruim. Bom, o alcance e o sucesso de algumas músicas incluídas no gênero não me fazem mentir.
"Thunderous" música título do album "NOEASY" do grupo Stray kids, alcançou 352 milhões de
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