top of page
Foto do escritorRami

Música experimental: é normal ser diferente?



A música é uma arte que contempla todas as diferentes pessoas pelo mundo. Mesmo tendo cada um suas particularidades e estilos, é possível encontrar, entre os diversos ritmos, algum que seja o seu ideal. O Kpop é um gênero musical que compreende esses diferentes gêneros musicais em si mesmo, é por isso que ainda me estranho quando alguém diz não gostar do mais famoso estilo musical coreano, pois pra mim na verdade a pessoa apenas não escutou a música certa ou ainda possui uma estranheza a língua estrangeira, mas isso é assunto pra depois. Mesmo possuindo variadas faces, o Kpop continua sempre inovando e trazendo essas novidades ao ramo musical e uma das suas maiores tentativas de inovar são as tais músicas experimentais que iremos conhecer mais neste momento.


O que é a música experimental?

Pra você que está cansado de músicas que parecem com várias outras e que seguem uma fórmula pra buscar o sucesso, a música experimental é uma boa opção pra você. Esse tipo de música é criada por uma quebra da estrutura considerada normal de uma música, criando assim um novo som misturando um ou mais gêneros ou criando uma melodia completamente única, a ideia principal é que não é uma faixa normal que você está acostumado a ouvir nas rádios mas sim uma música única.



SM Entertainment

Muitos kpoppers consideram a SM Entertainment como o progenitora da música experimental, já que muitos de seus grupos e solistas possuem pelo menos uma faixa que pertence ao gênero em sua discografia. Um exemplo popular desse tipo de música e que foi um dos primeiros sucessos do estilo na empresa é 'I Got A Boy' do Girls' Generation - uma faixa lançada em 2012, que ganhou popularidade instantânea pelo salto constante de gêneros no meio da música. Com alguns sucessos emplacados pelas músicas experimentais, é claro que a empresa de entreterimento ia investir ainda mais na criação dessas músicas, os grupos NCT e aespa, nos dias de hoje são grupos que são reconhecidos por utilizar do estilo e seguem fazendo sucesso com sua musicalidade "diferente".



Fracassos?

Nem tudo que é diferente agrada. Algumas músicas experimentais que foram lançadas foram recebidas com muita estranheza pelo público. Esse foi o caso de "Sticker" do NCT 127, um grupo que já emplacou músicas experimentais como sucessos, se deparou com diversas críticas ao som peculiar do seu comeback, deixando os ouvintes na primeira escuta, de certo modo confusos com a estrutura "fora do costume" da música.




O novo girl group da JYP Entertainment, NMIXX, teve um debut ousado com a música experimental 'O.O', muitos ouvintes não se adequaram a junção de diferentes ritmos que a música proporciona, outros julgam que a canção não valorizou os grandes vocais do novo grupo, considerando assim uma má escolha para uma música de estréia. Entretanto, apesar dos dois exemplos terem recebido uma onda de críticas, "Sticker" foi responsável por proporcionar 10 wins ao grupo NCT 127, incluindo uma tríplice coroa no MCountdown, já a música O.O até o momento acumula 78 milhões de visualizações no YouTube, então, apesar das severas críticas, ainda podemos considera las um fracasso?



O diferente, sendo bom ou ruim, chama atenção e enquanto as músicas experimentais continuarem trazendo atenção o número de faixas com esse estilo vão crescer cada vez mais. A música experimental pode ser um gênero de sucesso se os produtores e artistas estiverem cientes do tema final que irá combinar com a música, caso contrário, se tornará apenas "barulho" para seus ouvintes. Com essas contínuas tentativas de sair do normal o Kpop pode acabar caindo em uma normalidade, pois irá se tornar normal tentar ser diferente.




Fontes: 1


471 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page