top of page
Foto do escritorRami

Mukbang: Reflexo da solidão coreana



Quem não ama aquelas lives em que os idols somente sentam enquanto comem e conversam com seus fãs? Muitas pessoas apreciam esse tipo de transmissão pelo fato de se sentirem de certa forma acolhidos pelo seu ídolo, já que existe algo reconfortante e íntimo em fazer uma refeição com alguém. Esses tipos de vídeos possuem uma categoria própria, o Mukbang, que teve origem na Coreia do Sul que se popularizou por toda internet, mas que atualmente pode ter tomado proporções um pouco diferentes do seu propósito inicial.



A cultura do Mukbang, que se traduz como transmissão de comida, é uma tendência que começou na Coreia do Sul em 2010 e começou a se espalhar globalmente por volta de 2014. O Mukbang começou como uma resposta à muitos coreanos que se sentiam sozinhos ao comer. Na Coréia, jantar é uma atividade social que é feita com outras pessoa e com muitos coreanos morando sozinhos e aumentando a solidão nesta era digital, eles começaram a fazer transmissões ao vivo deles comendo e falando sobre seu dia-a-dia . O início do mukbangs foi com transmissões ao vivo em uma plataforma coreana chamada AfreecaTV, porque permitia que os usuários se conectassem com a pessoa deixando comentários em tempo real, fazendo perguntas e podendo até mesmo alterar o cardápio do apresentador.

Se pararmos pra pensar os motivos que fizeram esses tipos de vídeos surgirem, vemos que são reflexos perfeitos de como viver no país pode ser solitário. Mesmo já sendo um povo de pouco afeto, as refeições sempre foram importantes e um fator de união na cultura coreana, ideias tradicionais de alimentação que incluíam pessoas comendo juntas, compartilhando uma mesa e comendo os mesmos pratos. Com a geração mais jovem crescendo na era da internet, mais adolescentes se tornaram menos sociais. Portanto, o Mukbang acabou sendo criado para satisfazer a necessidade de socialização que esses jovens precisam.



Com uma origem nobre e válida, o mukbang obteve sucesso, até que como tudo na internet, foi corrompido pelo capitalismo. Algo que era pra ser uma fonte de conforto se tornou uma grande propaganda e muitas vezes propagadores de transtornos alimentícios. Com a tendência do estilo de vídeo se tornando mais populares, muitos YouTubers ganharam dinheiro ao serem patrocinados por empresas do ramo da alimentação que disponibilizam a comida e também ganharam fama e para se manter nela podem acabar passando dos limites.


Um exemplo é o youtuber Nikocado Avocado, que passou de comer pratos vegano no ínicio dos seus vídeos a comer quantidades absurdas de alimentos pouco saudáveis passando de 66 quilos para pesar mais de 160 quilos atualmente.



Toda história possui um lado bom e um lado ruim, o Mukbang foi criado por uma geração solitária e com o maior avanço da internet a solidão continuará crescendo. É um pouco triste de se pensar que isso foi necessário para esses jovens se sentirem acolhidos e menos sozinhos, mas se esse tipo de vídeo traz algum tipo de felicidade pra essas pessoas ele é mais que bem vindo. Entretanto, principalmente por alcançar mais o público jovem, tem que se parar de dar views a pessoas que passam longe de qualquer propósito, muitos claramente precisam de ajuda psicológica pois a comida pode ser uma fonte de conforto tão forte que se torna viciante e perigosa.



Fonte: 1|2



220 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page