Que a cultura coreana está ganhando o mundo ninguém pode discordar, a onda Halyu se tornou um tsunami que alcançou até o outro lado do mundo. Juntamente, não é nenhum segredo que a música é algo universal. Não importa de onde você é, que idioma você fala, como explicar chorar ao ouvir uma música que você sequer compreende a língua? Uma canção fala palavras que não temos e expressa ideias que nunca poderíamos compreender. O fato do Kpop estar cada vez mais ganhando seu espaço no cenário musical mundial está nos proporcionando parcerias lendárias e união de sons e culturas por diferentes partes do mundo.
Hoje é quase impossível de se imaginar que um dia pessoas já viveram sem ter acesso a diferentes costumes e estilos além dos que convivemos. Sim, um dia esse acesso era unicamente viabilizado pelos livros e em casos mais específicos pelos viajantes. Acredito que transmitir uma música somente em palavras ou notas musicais impressas não tinham tanto impacto como ouvir uma melodia. Com a chegada da era digital o acesso a diferentes sons com toda certeza foi facilitado, entretanto, por muito tempo mesmo com esse acesso os olhos, ou ouvidos, estavam quase sempre focados em um mercado específico, o norte-americano. Por isso, as referências musicais de artistas de outras partes do mundo quase sempre eram de artistas americanos, incluindo os dos nossos queridos idols que quase sempre quando perguntados sobre qual seria sua parceria musical ideal citavam artistas que cantam no idioma inglês.
Essa influência da música americana está presente até hoje no Kpop e de diferentes modos, um exemplo é a inserção de palavras da língua inglesa nas músicas para atrair diferentes públicos além do coreano. Muitos produtores musicais são de diferentes países que produzem a música para esse mercado e com um toque especial da própria indústria do Kpop se torna aquele som diferente do que sempre estávamos acostumados a escutar. Na minha humilde opinião, o Kpop é aquele tipo musical que é quase impossível de odiar, porque se você procurar direito o seu estilo musical provavelmente já foi encorporado em algum conceito de algum grupo ou solista.
Atualmente o mundo na música está cada vez mais globalizado. Temos artistas de diferentes países ganhando os holofotes e o conforto que a música americana tinha quando monopolizava a indústria foi destruído. Esse fato fez com que as parcerias com artistas de diferentes partes do mundo fossem cada vez mais incentivadas. Com o fenômeno chamado BTS, as parcerias com artistas coreanos, principalmente com grupos de Kpop vem ganhando seu espaço e notoriedade, já que antes essas parcerias aconteciam, mas não alcançavam a repercussão que ganham hoje com a geração tiktok. Hoje podemos ver parcerias de idols com artistas latinos e mesmo que de início possa parecer estranho, eu acredito que o poder de união da música e a criatividade do Kpop façam dar certo.
Parcerias dignas de nota
BTS feat. Halsey
‘Boy with Luv’ com certeza é um marco das parcerias do Kpop com o ocidente, considerada a precursora dessa era dos feats que estamos vivendo. A música se tornou uma das faixas mais populares do grupo e até quebrou três recordes mundiais do Guinness, incluindo ‘Vídeo mais visto do YouTube em 24 horas’.
Psy feat. Snoop Dogg
Como não falar do pai do Kpop? Depois do estrondoso sucesso de ‘Gangnam Style’, Psy se tornou um artista conhecido pelo mundo todo. Ele e Snoop Dogg lançaram o single ‘Hangover’ em 2014. O música segue o estilo único característico do cantor coreano e o MV ainda conta com participações especiais de G-Dragon e CL.
Lady Gaga feat. BLACKPINK
A mother monster que sempre se mostrou atualizada no cenário da música não ia deixar de lado o sucesso do estilo pop coreano.O single "Sour Candy" em parceria com um dos maiores grupos femininos do momento, BLACKPINK, veio como uma das faixas do album da diva pop, a música rapidamente virou um dos assuntos mais comentados nas redes na época.
G-Dragon feat. Missy Elliott
Pra quem é um pouquinho mais velho, como eu, a parceira do considerado um dos, se não o maior, rapper do Kpop G-Dragon do Big Bang com a lendária artista feminina do hip-hop Missy Elliott, com toda certeza é marcante. Elliott colaborou com o rapper na música ‘Niliria’ de seu álbum de 2013, Coup d’Etat. Em uma época que os feats intercontinentais e o próprio Kpop não eram tão populares, mesmo assim a música se tornou um líder instantâneo nas paradas na época de seu lançamento.
Jason Derulo feat. Lay e NCT 127
Essa parceria talvez não tenha tido toda a repercussão que merecia, mas com certeza merece estar nessa lista. Os feats normalmente duram pouco tempo, quero dizer, o artista convidado costuma cantar somente algumas linhas em relação a música toda mas nesse as vozes e performance dos artistas convidados, Lay (EXO) e NCT 127 perduram durante quase toda música e suas aparições no MV também. Além do mais, a música " Shut up & dance " representanta exatamente o tema dessa matéria, a união de diferentes povos, culturas e línguas, mostrando que o necessário pra se divertir é só calar a boca e dançar.
Anitta feat. TXT
O funk alcançou o Kpop! Como brasileira é claro que ter uma artista da nossa casa levando um pouco da nossa cultura pro mundo é empolgante. A repercussão da parceria foi desde as fotos dos artistas respirando o mesmo ar até a apresentação lendária no VMA, que foi o motivo da criação dessa matéria. Existem muitas pessoas, como eu, que ficaram animadas desde o início para ver essa mistura inusitada, mas confesso que essa notícia mostrou um lado de alguns kpopers brasileiros decepcionante, mostrando pessoas, de certo modo, renegando a própria cultura. Você pode não ser fã da cantora, acredite, eu também não sou consumidora assídua do repertório da Anitta, mas culpar e insultar gratuitamente a cantora com base no ideal infantilizado e inalcançável criado por alguns fãs sobre os idols me parece, sinceramente, infantil e desonesto. A apresentação de uma brasileira levando o funk junto a nova geração do Kpop em uma premiação americana de tanta notoriedade como o VMA, com certeza levou os ritmos a alcançarem o resto do mundo. A faixa ' Back for More' tem os traços clássicos do Kpop com direito ao nosso batidão do funk, ritmo que veio das nossas favelas, do nosso povo e que faz qualquer um querer dançar. O single será lançado oficialmente dia 15 de setembro e é considerado, pelo próprio membro do TXT Taehyun, como a parceria do ano. Vamos celebrar a união de culturas, da nossa cultura e da cultura coreana que tanto amamos!
Conteúdo exclusivo.
Não retirar sem dos devidos créditos!
Commentaires