top of page
Foto do escritorMichelle Rezende

K-Pop e a expansão global da Coreia do Sul


Quando o K-pop passou a dominar as paradas, influenciar pessoas e despertar o interesse pela cultura sul coreana, as pessoas não tinham noção da força e da potencia que se tornaria a Coreia do Sul. Ao consumir seus produtos culturais Kpop, Kdrama, Kbeauty e etc. as pessoas nem percebem o quanto cada vez mais o país vem dominando fronteiras que vão muito mais além das que o cercam. Um exemplo disso é de que o país, possui uma das economias mais altas, sendo a quarta maior economia de seu continente, possuindo um PIB de 1,73 milhões de dólares. Mas você deve estar se perguntando: O que é soft power e o que isso tem a ver com o kpop? A resposta é tudo haver. Mas antes deve-se conceituar o que é Soft Power.


Soft Power (poder suave) é um movimento que foi cunhado pelo cientista politico Joseph Nye para se referir a países que conquistam territórios muito além dos seus através da cultura, esporte, língua, religião e dentre outros segmentos. Ou seja, esse tipo de dominação é tido como algo invisível, intangível, por mais que ela aconteça, não é possível ver esses movimentos com tanta precisão. A não ser que se observe com um olhar mais atento e curioso para o tema.


Observando sob o prisma do Kpop, pode dizer que esse segmento do entretenimento fortaleceu ainda mais a valorização da Coreia e o respeito do país em relação a pessoas de outros países. Com o consumo de músicas sul coreanas ao longo dos anos, a procura por centros de idiomas para apreender a lingua só cresce em números astronômicos. Ademais outros segmentos que vem aumentando cada vez mais graças a chegada de cada vez mais fãs ao Kpop. Como por exemplo o setor de comidas típicas da Coreia, o interesse pela história, costume, Kdramas e moda, sem contar ainda com o setor de cosméticos coreanos.



Todos esses segmentos, advém de uma curiosidade das pessoas pela Coreia. Afinal muitas delas se perguntavam, como pensam e se comportam aquelas pessoas que cantam e dançam. E baseada nessa e em outras curiosidades que o Soft Power se aplica ao conceito do Kpop. O interesse das pessoas, por todos os assuntos que envolve o país, fez com que a Coreia do Sul, deixasse o obscurantismo mundial e se tornasse um país lembrado, por outras nações e isso o inclui também como destino turístico das pessoas, que passara apenas a referenciar a terra do Taekwondo (arte marcial coreana) como destino de suas viagens, deixando de lado o eixo Europa e Estados Unidos de lado.


O soft power também contribui para que a expansão dos produtos coreanos se alavancasse de maneira significativa, só que não apenas na Coreia do Sul, mas em outros países também. Ou seja, quanto mais pessoas falam sobre Kpop, mas pessoas sabem sobre Kpop e isso se torna um marketing poderoso para todos os produtos sul coreanos, pois reforçando o que já foi dito desperta interesse e curiosidade nas pessoas, em não somente consumir a música, mas tudo que orbita em torno do Kpop.


Para se ter noção da força do movimento soft power, esse segmento também influencia em fatores políticos do país. Um exemplo disso foi no ano de 2018 quando o governo sul coreano convidou o grupo Red Velvet e a solista Baek Jiyoung para se apresentarem em Pyonggyang capital da Coreia do Norte, seu principal desafeto político e ideológico. O parecer daquela apresentação foi dado como positivo, pois trouxe uma grande visibilidade para país, mesmo que o ditador tenha seus desafetos com o Kpop e com a própria Coreia do Sul, ele não pode deixar de negar a importância e relevância do movimento Hallyu (onda coreana).


O Kpop trouxe também um movimento de incentivo governamental, para que cada vez mais o Kpop se torne global e não apenas local, porque quanto mais pessoas consomem Kpop, mais pessoas se interessam pela Coreia, o que faz o turismo e o interesse pelas áreas adjacentes cresceram, o que gera cifras para os cofres públicos sul coreanos, mas o mais importante além de dinheiro, torna o país influente, desejado e querido por milhares e milhares de pessoas. A influencia por indução é mais poderosa do que a influência forçada, pois você deseja consumir aquilo que lhe estar sendo apresentado, não é algo a contra gosto, mas sim algo que lhe trás prazer e esse é o principal objetivo do soft power.

Implica justamente em você fazer o que o outro deseje que faça.

Mas isso não é visto como algo negativo, apenas reflexivo a ser observado pelas pessoas.


Vale ressaltar que o Kpop é algo que deve ser motivo de orgulho para os sul coreanos, pois graças a essas influencias, pessoas foram curadas de suas mazelas emocionais e vislumbrar a potencia que o país se tornou, se tornando um país com aumento significativo de inserção internacional. A musica sul coreana serve como prova de que as produções coreanas merecem o significativo respeito, tanto quanto produções internacionais, a exemplo a indicação do grupo BTS ao Grammy, somente essa indicação faz com que aquelas pessoas que cometem preconceito racial contra asiáticos, repensem as suas falar e ideias. Um outro bom exemplo é o filme Parasita ter levado o Oscar. Isso faz com que as coisas fiquem em perspectivas. Pois as produções sul coreanas sejam nas músicas, nos kdramas ou em filmes vem se demonstrando uma evolução significativa em sua qualidade artística. E nisso o Kpop fortaleceu o soft power do país no que se refere a relações diplomáticas, políticas e de influência e no mundo em que se vive, possa ser que você não acredite, mas ter influencia pode ser muito mais valioso que ter dinheiro.



Um bom exemplo de como o soft power constrói pontes diplomáticas positivas entre países, se dar com a relação e amizade positiva entre Brasil e Coreia do Sul que neste ano completa 60 anos da imigração coreana em território brasileiro. E para celebrar essa data o consulado da Coreia realizou no ultimo dia 25 de abril um evento cultural, em que mostrava danças, história e arte tradicional coreana, como forma de fazer com mais e mais pessoas conheçam a história e a cultura coreana no Brasil. O evento foi realizado em São Paulo no teatro gazeta. Isso demonstra o quanto o interesse pelo Kpop, fortaleceu o soft power do país.


Apenas para se ter noção de números o Brasil é país que mais consome Kpop em na América Latina, isso só reforça o quanto o trafego de influencia de pessoas que consome Kpop, passando a influenciar pessoas que não consomem só fortalece e engradece a Coreia do Sul.


Isso só demonstra o que soft power relata, de maneira não agressiva o Kpop e todos os outros segmentos de produção artística da Coreia do Sul continuam e sempre irão continuar a sedimentar a sua influência pelo mundo. Ou seja, sem precisar de violência ou de uma construção de imagem forçada, o país criou uma imagem simpática e alegre deles.


Para um país que viveu um século XX nefasto por conta da ocupação japonesa e o total apagamento de sua cultura e identidade, poder vislumbrar o que a Coreia se tornou hoje, com suas produções sendo avaliadas de maneira positiva pela crítica, a crescente de colaborações de artistas coreanos com estrangeiros e a participação de artistas de Kpop cada vez maiores em programas internacionais importantes como o The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e o The Kelly Clarkson Show e em festivais importantes como LOLLAPALOOZA e COACHELLA demonstram o quanto o país rompeu com todas as fronteiras possíveis, exigindo assim através de sua notoriedade respeito.


O Soft Power só reforça que é possível construir pontes duradouras entre os mais variados países, que apesar das diferenças culturais grandes que existem entre Brasil e Coreia, por exemplo foi possível estabelecer uma relação de respeito e respaldo que perdurou por mais de meio século. Isso nos faz refletir sobre a dominação não agressiva da Coreia de mostrar para o mundo tudo que nela há de melhor.


FONTE: 1\2\3

207 visualizações4 comentários

4 Comments


Cristina Maria Cardoso Rezende
Cristina Maria Cardoso Rezende
May 03, 2023

Mais uma matéria de excelente qualidade com informações precisas e um conteúdo maravilhoso em que você aprende realmente sobre o Kpop. Parabéns para a excelente Redatora

Like
Michelle Rezende
Michelle Rezende
May 03, 2023
Replying to

Muito obrigada ☺️😘

Like

Aerton Gabriel
Aerton Gabriel
May 02, 2023

Que matéria maravilhosa!! Muito bem escrita e muito informativa!! 👏🏻👏🏻❤️❤️

Like
Michelle Rezende
Michelle Rezende
May 02, 2023
Replying to

Obrigada Manzito 💖💖

Like
bottom of page