Atualmente, o termo 'disband' é o que mais assusta os Kpoppers. Mas por que ele é tão assustador e qual é o motivo de estar tão presente hoje em dia?
Vamos começar entendendo, o que é um 'Disband'?
Na tradução literal 'Disband' significa 'Dissolver', mas quando trazemos para o mundo do Kpop o termo significa 'separação definitiva', ou seja, é quando um grupo decidi se separar, seja por motivos particulares ou por encerramento de contrato (quando o grupo opta por não renovar seu contrato com determinada empresa).
Após o encerramento de contrato é bastante comum os integrantes se unirem a novas agências/empresas para gerenciamento de sua carreira.
Para contextualizar melhor, separamos abaixo uma lista de 3 grupos que já deram disband:
X1
O grupo foi formado no programa Produce X 101 e tinha tudo para ser um dos maiores grupos temporários do Kpop (pois tinha duração de 5 anos). Porém, o grupo se desfez após 5 meses de debut, devido a descoberta de fraude no programa Produce X 101.
2. NU'EST
Em março de 2024, após o aniversário de 10 anos do grupo, os integrantes optaram por não renovar seu contrato com a PLEDIS Entertainment, pegando todos os fãs de surpresa.
3. SISTAR
As "Rainhas do Verão" fizeram história no Kpop, por conta de seus conceitos sexys e refrescantes. Porém, após 7 anos juntas o grupo se desfez em 2017.
Agora, vamos entender melhor os principais motivos que podem ocasionar um 'disband':
Encerramento de contrato: A maioria dos grupos realiza seu debut já sabendo da data de encerramento do seu contrato com aquela agência/empresa, podendo esse ser renovado ou não (por motivo particular, seguir carreira solo ou por condições desfavoráveis do contrato).
Conflitos internos no grupo: Esse motivo na maioria das vezes é omitido, porém desentendimentos entre os integrantes do grupo, diferenças criativas e disputas financeiras podem levar a separação do grupo.
Indústria tóxica: A pressão colocada nos grupos é surreal, com agendas exaustivas que provocam desgaste físico e mental é um dos fatores mais discutidos nas comunidades de fãs.
Popularidade: Grupos que não conseguem manter a sua popularidade na indústria, seja por má divulgação de suas músicas ou baixa aceitação dos Kpoppers, não conseguem se manter por muito tempo e são dissolvidos pelas próprias agências.
Agência: As vezes a agência pode ser o pior inimigo dos grupos e podem optar por dissolver o grupo sem mais nem menos, seja pra seguir outro caminho ou para "reestruturar" um novo grupo.
Esses sãos uns dos principais motivos dos disbands. Como é desafiante se manter nesse ramos da indústria, né?
>> Agora, conta aí! Qual desses motivos mais te assusta?
Conteúdo exclusivo!
Não retirar sem os devidos créditos.