O k-drama Uma Advogada Extraordinária chegou ao fim, mas ao longo de seus 16 episódios pudemos conhecer a Woo Youngwoo (Park Eunbin, de The King's Affection e Hot Stove League) e todas as pessoas que a cercaram – para o bem ou para o mal, mas fundamentais para sua história. A advogada Woo, como todos nós sabemos, faz parte do espectro autista e derrubando todas as expectativas contrárias (graças a Deus), realizou seu desejo de se tornar advogada, demonstrando sempre sua grande inteligência e capacidade de memorização acima da média.
Mas mesmo quando conseguiu alcançar esse posto e reforçar suas qualidades, o descrédito, a desconfiança e o preconceito em muitos momentos impediram as pessoas de reconhecer seu verdadeiro talento e esforço. A Dra. Woo, porém, não se deixou abalar tão fácil e com determinação e coragem mostrou que ela podia ser quem ela quisesse ser.
E na lista de hoje, os personagens que trouxemos são outros exemplos de que nunca é tarde para se realizar os sonhos e que as barreiras existem, não para nos parar, mas para serem derrubadas e nos tornar mais fortes e conscientes de nossas forças.
I DON’T FIRE MYSELF (FILME)
O filme lançado em 2021, que você encontra no Movie Asian Fansub, acompanha a vida de Jungeun (Yoo Dain, de Weightlifting Fairy Kim Bok Jo), uma mulher que está lutando pela sua própria existência e seu trabalho. Ela é empregada de uma empresa de eletricidade, dedicada, competente e esforçada, é uma funcionária altamente qualificada, com um único “defeito” aos olhos da empresa: é mulher. Sim, isso mesmo, o fato de ser mulher faz com que em muitos momentos ela seja humilhada, rebaixada e jogada no escanteio pelos colegas de trabalho e superiores.
Para não a demitir diretamente, a empresa faz de tudo para que ela peça demissão, para isso a transfere para trabalhar por 1 ano em uma subcontratada, sob a promessa que passado esse período ela voltará a sede. Mas seu novo posto de trabalho, obviamente, também não a quer ali. Com um gerente e mais três colegas de trabalho, todos homens, Jungeun vai tentar resistir bravamente mesmo em meio as provocações e declarações claras de que ela é indesejada.
Todas essas circunstâncias justificam a personalidade de Jungeun nesse momento atual de sua vida: ela é claramente amarga, bebe todas as noites e ainda por cima é assombrada pelas lembranças de uma antiga colega de trabalho cuja vida perdeu o sentido depois que saiu do emprego.
Determinada a não ter o mesmo destino nem deixar que o lado opressor vença, Jungeun vai enfrentar seus medos pessoais, humilhações e indiferenças dos homens a sua volta e provar que é capaz de fazer o que quiser fazer.
GOOD DOCTOR
Good Doctor, que na Netflix recebeu o nome de Uma Chance de Vida, é um k-drama de 20 episódios, que conta a história de Park Shion (Joo Won, do filme Carter), um jovem médico residente autista e com uma capacidade de aprendizagem e memorização incríveis, como nossa querida advogada Woo.
O desejo de Shion de se tornar médico surgiu após duas perdas significativas na sua infância, mas para realizar esse sonho, ele vai enfrentar muitas dificuldades e preconceito das pessoas a sua volta, sejam os colegas de trabalho que o intimidam, ou os pais das crianças da ala pediátrica, onde trabalha, que não confiam na sua capacidade.
Apesar de ser um gênio, sua capacidade de comunicação e interação com outras pessoas é complicada por conta de seu jeito e sua forma de pensar, detalhes que nem sempre são compreendidos pelas pessoas a sua volta. A equipe em que trabalha, em especial, em vários momentos tende a excluí-lo pelos atritos causados desde a sua chegada. Essa hostilidade é muitas vezes fruto das suas decisões tidas como egoístas pelos colegas de farda.
Mas ao longo desse caminho tortuoso, o médico Park, sem mudar o seu jeito e seus métodos, vai mostrar que é plenamente capaz e tem o direito de estar no lugar que ocupa como qualquer outra pessoa. Em muitos momentos, inclusive, vamos sofrer com o protagonista pelas injustiças a que o acometem sem chance de defesa.
Shion, porém, vai contar com figuras que irão ajudá-lo nessa trajetória. Começando pelo diretor-geral do hospital, o médico Choi Wooseok (Cheon Hojin, de Beyond Evil), que o conheceu ainda na infância e foi para Shion uma espécie de mentor. Cha YoonSeo (Moon Chaewon, de Flower of Evil) médica residente, que apesar de sempre defender o novo colega, se vê em conflito alguns momentos, até compreender a forma como Shion pensa e enxerga as coisas. E por último o chefe da equipe em que Shion trabalha, o doutor Kim Dohan (Joo Sangwook), que a princípio não gosta de seu novo residente, mas por questões pessoais ele tolera sua presença e aos poucos também apreende a compreender as decisões de Shion e o ajuda.
INNOCENT WITNESS (FILME)
É caro que não poderíamos deixar de fora o filme que foi a inspiração para a criação de Uma Advogada Extraordinária. A produção de pouco mais de 120 minutos que você encontra no Movie Asian Fansub, acompanha o desenvolvimento da relação entre a jovem autista Jiwoo (Kim Hyanggi, que atualmente está em Poong, The Joseon Psychiatrist) e o advogado Soonho (Jung Woosung).
Soonho é um advogado pobre que busca se manter na legalidade, enquanto está passando por problemas financeiros, e Jiwoo é uma jovem com autismo, extremamente inteligente que tem o sonho de se tornar uma advogada.
O caminho da dupla se cruza quando Jiwoo se torna a única testemunha em um caso de assassinato, cujo advogado da ré é justamente Soonho. Num primeiro momento o advogado se aproxima da jovem apenas por interesse com a intenção de descreditar seu testemunho. Esse não é o feitio de Soonho, mas naquele momento ele vai contra seus próprios princípios, acreditando que está fazendo o melhor para conseguir uma posição superior no escritório em que trabalha e assim pagar as dívidas de seu pai.
Mas no desenrolar dessa história Soonho percebe que Jiwoo não está limitada por conta do autismo, na verdade, é ele, baseado em preconceitos que levantou as barreiras e tentou diminuir a inteligência e capacidade de compreensão da jovem. E essa conscientização por parte do advogado vai resultar na oportunidade que Jiwoo terá durante o julgamento de demonstrar sua total capacidade e na libertação de consciência de seu mais novo amigo, o advogado Soonho.
NAVILLERA
Navillera é uma palavra coreana que significa "belo colo uma borboleta" e também foi o nome de um grande sucesso dentre os lançamentos de k-dramas na Netflix, e não é para menos, afinal, ao longo de seus 12 episódios vamos conhecer Shim Deokchul (Park Inhwan, de It’s Beautiful Now), um idoso que aos 70 anos decidiu realizar seu sonho de infância e aprender balé e para isso ele vai ter como professor o jovem e promissor bailarino Lee Chaerok (Song Kang, de Sweet Home).
Para poder realizar seu sonho e se apresentar pela primeira vez em um palco, Deokchul terá que enfrentar muitos obstáculos, começando pela própria família. Tanto seus filhos quando sua esposa, consideram sua ideia descabida e absurda para sua idade, sendo sua neta, a única que apoia seu sonho inicialmente.
Aqui mais uma vez, o tema do preconceito disfarçado de preocupação vem à tona, dessa vez nosso protagonista é tido como incapaz de fazer algo que sempre sonhou simplesmente por causa da sua idade. Mas a determinação de Deokchul em realizar seu sonho, acaba influenciando todos a sua volta, em um processo de aceitação que faz com que seus próprios filhos, com suas opiniões tão determinadas, revejam suas próprias vidas e o rumo que estão dando a elas.
Resumindo em uma bela mensagem de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, pois nunca é tarde para realizá-los, e mesmo quando pessoas a nossa volta dizem que não somos capazes, não devemos abandoná-los, afinal, antes de qualquer pessoa, cada um de nós precisa confiar em si próprio.
DEAR MY FRIENDS
A proposta de Dear My Friends, a última indicação da nossa lista de hoje, é bem interessante, o drama disponível na Netflix foge ao tradicional ao ter como personagens principais um grupo de idosos. Com 16 episódios o drama vai trazer com naturalidade e realismo a vida como ela é, trazendo a relação entre pais e filhos e como a história de cada um de seus protagonistas é composta por erros, acertos, decepções e sonhos não realizados, além do processo de aceitação de todas as consequências de seus atos.
Alguns desses protagonistas são: Wan (Ko Hyunjung), a escritora que decidirá escrever o livro sobre a mãe e suas amigas. Heeja (Kim Hyeja, de The Light in Your Eyes) cujo marido morreu de repente e está determinada a provar sua independência aos filhos morando sozinha. Junga (Na Moonhee, de Navillera), que a vida toda postergou seus sonhos, mas ainda mantém guardado o último desejo de viajar por vários países. Nanhee (Ko Dushim, de Our Blues), a mãe de Wan, que por histórias passadas é paranoica quando o assunto é amantes. Choongnam (Yoon Yuhjung, de Pachinko), que gosta de andar com pessoas mais jovens, mas que acabam se aproveitando de seu dinheiro. Yongwon (Park Wonsuk, de Mine), uma famosa atriz de personalidade e espíritos leve, que passa por situações complicadas com determinação. E Ssangboon (Kim Youngok, a vovó das vovós), uma mulher que sofreu muito nas mãos do marido, e agora que precisa cuidar dele, tenta se vingar dos maus tratos sofridos no passado.
A história em si, não acompanha situações extraordinárias, não tem belos personagens masculinos como príncipes, nem jovens amores, é como um recorte da vida real, ou seja, acompanha o dia a dia de seus protagonistas no momento em que estão. Com essa perspectiva a série tem o objetivo de mostrar a beleza de cada fase da vida representado por cada personagem da terceira idade, além de mostrar que a velhice não é sinônimo de incapacidade, mas que ainda é maravilhoso se viver mesmo após os 60, 70 e por aí em diante, de forma plena e orgulhosa pelas histórias vividas, também criando novas experiências como aproveitar com os amigos ou trocar uma lâmpada sozinho, algo comum para a maioria das pessoas, mas que muitos enxergam que pessoas mais velhas não querem ou não podem fazer.
Comments