top of page
Foto do escritorBarbara Barbosa

Doyoung surpreende de forma intimista com o seu primeiro álbum solo


No dia 22 de abril, o cantor Doyoung fez o seu debut solo com o álbum “Youth” e a title track "Little Light".



Doyoung é o terceiro integrante do NCT a estrear de forma solo. Os solistas do NCT vêm se mostrando cada vez mais presentes. Desde projetos como NCT LAB, onde alguns dos integrantes eram selecionados para mostrar um lado novo para os fãs, para lançamentos de álbuns de fato. 

 

A onda de solos começou com o líder da marca e subunit NCT 127, Taeyong. Em junho de 2023, com ‘Shalala’, seguido com um comeback com ‘TAP’ em fevereiro deste ano. Ten, integrante do Wayv, também teve seu tão aguardado debut com o mini álbum ‘TEN’, também em fevereiro deste ano. 

 

As imagens de divulgação de “Youth”, álbum de Doyoung começaram a ser divulgadas no dia sete de abril. Sem uma imagem de agenda, os fãs iam se surpreendendo com os teasers e vídeos conceituais do artista.  Inclusive, o cantor esteve presente em todas as etapas de produção do seu debut solo. A SM Entertainment postou três vídeos em formato de documentário mostrando o processo criativo para a criação do álbum, na qual Doyoung opinou em tudo. Desde o conceito e mensagem, o cantor levou slides em powerpoint apontando as suas ideias e explicação para o nome do álbum em coreano “Pomal”, que é uma palavra para descrever a espuma feita pelo mar em cima de rochas, e como ele associou isso com a juventude. 

 

Além disso, ele também esteve presente na seleção de compositores e gênero de músicas que queria no seu debut, assim como na sequência de faixas. Ao contrário do que muitos esperavam, Doyoung não se apegou a ballads, e apostou em diversos gêneros que lhe agradam musicalmente, principalmente os que uma banda estivesse presente. 


A escolha da banda se deve ao fato que o cantor participou de uma quando era adolescente, o relembrando de sua juventude. Em entrevista para a Naver, Doyoung também disse que se inspirou muito no Day6 ao pensar no ritmo que a banda deveria seguir.

  

Além disso, o cantor deixou claro que queria que cada música contasse uma história por si só. Mas, que ainda era um reflexo de quem ele era, mostrando sua vulnerabilidade e sentimentos de forma intimista para o seu público.

  

Doyoung entrega então, um álbum diverso mas ainda com continuidade sonora. Tudo, até as transições são bem pensadas, nunca indo de uma canção de alto estímulo para uma de baixo estímulo direto, há uma notável preocupação em contar uma história através do ritmo. 

   

O álbum começa com a faixa “Beginning”, que foi toda composta por Doyoung, para ilustrar o seu começo como um solista, transmitindo uma mensagem de que está pronto e confiante para o seu novo caminho. 

       

A title se chama “Little Light”, que quer conversar com o público sobre ter um pouco de esperança em tempos difíceis. O MV foi gravado em Jeju, mostrando um Doyoung perdido, que logo acha seu caminho com vagalumes. A letra reforça a ideia de encontrar sua própria luz, como vagalumes fazem. 

      

Apesar de não ter se limitado a ballads e a maior parte do álbum ser composta por músicas com banda, como “From Little Wave”, “Lost In California”, “Rest” e “Dallas Love Field”, as músicas que são desse gênero em “Rewind” e “Warmth”, são aproveitadas para mostrar a versatilidade do cantor e o seu talento como cantor. 

   

É mostrado no documentário que Doyoung também teve muito o apoio dos integrantes do seu grupo principal, NCT 127. Mark foi chamado para participar da faixa “Time Machine”, na qual também compôs. Além dele, Taeyon (Girls Generation) também faz um dueto com Doyoung. Johnny também é mostrado no documentário como alguém que estava acompanhando-o durante o processo de produção do álbum. 


 Kim Doyoung demonstra então para a indústria que se envolver diretamente no processo causa um impacto positivo no produto final e muda a forma em que o público pode interpretar e se conectar mais com o artista. Com o seu primeiro álbum, Doyoung nos mostra quem ele é artisticamente e de forma íntima.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem dos devidos créditos!


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page