Uma das coisas que mais me deixavam confusas ao entrar no mundo no kpop era o sistema de idade. Como meuboas quebiasnasceu no mesmo ano que eu conseguia ser mais velho ou se um dia eu visitasse a Coreia eu poderia "ganhar" anos de vida ao botar meus pés no país. A verdade é que os sul coreanos são muito tradicionais quando se diz respeito a idade. Tratar alguém sem os pronomes certos ou desrespeitar um mais velho é visto como uma grande falta de educação. Recentemente o mais novo presidente eleito no país Yoon Suk-yeol revelou seus planos de acabar com a "idade coreana" uma mudança que vem deixando muita gente bastante confusa.
Na hora de comparar as idades entre pessoas que nasceram no mesmo ano porém em diferentes países é sempre um ou dois anos a mais que a idade internacional. Os coreanos consideram um ano no útero contando para sua idade, então cada um tem um ano de idade ao nascer. Todo mundo recebe um ano adicionado à sua idade coreana no dia de Ano Novo. A Coreia do Sul é o único país que pratica isso. Sua idade coreana mudará no dia do Ano Novo, não no seu aniversário. As pessoas na Coreia ainda comemoram seus aniversários no dia em que nasceram e contam sua idade real. No entanto, isso não afeta a idade coreana, pois muda em 1º de janeiro. Por exemplo, se você nasceu em 1º de abril, você ainda comemoraria seu aniversário em 1º de abril. A idade internacional mudará para você e não a idade coreana, pois a idade coreana não mudaria até 1º de janeiro. A idade coreana não é calculada com base no seu aniversário.
A idade na Coreia é muito importante na cultura . Muitas vezes, a primeira pergunta que as pessoas fazem ao se conhecerem é : “Quantos anos você tem?” A idade das pessoas é importante para toda uma variedade de interações sociais na país. As pessoas, ao descobrirem suas idades, usam uma linguagem diferente ao falar um com os outros. Pronomes de tratamento como 누나 (nuna) quando uma mulher é mais velha que um homem ou 언니 (eonni) quando uma mulher é mais velha que uma mulher e se eles forem mais novos, eles serão seus 동생 (dongsaeng).
As origens desse sistema único não são claras. Porém, existem teorias como aqueles que remetem ao antigo sistema numérico asiático que não tinha o conceito de zero. Quanto ao ano extra adicionado em 1º de janeiro, alguns especialistas afirmam que ele está conectado ao ciclo do calendário chinês de 60 anos. Eles acreditam que os antigos coreanos colocaram seu ano de nascimento dentro deste ciclo de calendário em um momento sem calendários regulares. Portanto, eles tendiam a ignorar seu dia de nascimento e adicionar um ano inteiro no primeiro dia do calendário lunar. Como os coreanos mais tarde começaram a observar os calendários ocidentais, o ano extra agora é adicionado em 1º de janeiro.
Se você ficou curioso para saber qual é a sua idade coreana existem maneiras simples de obter a resposta. Uma das maneiras mais fáceis e simples de saber sua idade na Coreia é adicionar um ano ao ano atual e subtrair seu ano de nascimento. Este método fará você um ano mais velho do que sua idade ocidental. Por exemplo, se o ano atual for 2022 e o ano em que você nasceu for 1992, você adicionará um ano ao ano atual (2022 + 1) e subtrairá seu ano de nascimento. Isto é (2022 + 1) – 1992 = 31.
É meio confuso todo esse sistema de idades, porém ter diferentes sistemas de idade são uma tradição cultural praticada historicamente em muitos países do Leste Asiático, incluindo China, Japão e Vietnã. A diferença foi que enquanto os outros países pararam de usar vários sistemas de idade e adotaram o sistema internacional ao longo dos anos, a Coreia continuou a usar seu sistema de idade tradicional. Autoridades dizem que os múltiplos sistemas envelhecidos criam confusão legal. Com tantos sistemas concorrentes em vigor, não é de surpreender que o novo presidente queira simplificar as coisas. Mas há também alguma motivação legal por trás da mudança.
Em uma recente coletiva de imprensa, o representante Lee Yong-ho, membro da equipe de transição, explicou que o plano é se livrar dos três sistemas separados e usar apenas o sistema internacional de aniversário.
“Devido aos diferentes cálculos de idade legal e social, tivemos custos sociais e econômicos desnecessários devido à confusão persistente e disputas sobre o cálculo da idade ao receber serviços sociais, previdenciários e outros serviços administrativos ou assinar ou interpretar vários contratos”
Lee Yong-ho, membro da equipe de transição
Durante sua campanha, Yoon falou sobre seus planos para um sistema unificado de idade. A esperança era colocar o plano em prática este ano, aprová-lo antes do final de 2023 e ter a mudança implementada em fases. Entretanto, o problema é , quais efeitos culturais essa mudança pode gerar? A Coréia já está usando principalmente o sistema internacional em questões legais e o governo coreano está interessado em "maximizar a eficiência" e se livrar oficialmente dos múltiplos sistemas de envelhecimento no papel, para que não haja espaço para confusão legalmente.
Culturalmente, no entanto, o sistema da idade coreana e do Ano Novo é enraizada e cria uma sensação de “celebração comunitária" já que mundo tradicionalmente fica um ano mais velho juntos no dia de Ano Novo. Entretanto, os representantes dessa investida acreditam que, com o tempo, as gerações mais jovens adotarão o sistema de idade internacional padronizado e que poderá criar um senso renovado de tempo e comunidade à sua maneira.
Com toda essa importância da idade, responder à pergunta “Quantos anos você tem?” nunca se tornou tão difícil. Na Coreia, a ideia de amizade e respeito é estritamente ligada a idade. Em um país tão tradicional, uma mudança que parece normal para nós pode ser extremamente complicado de se acostumar para eles, por ser uma tradição, que impõe todos os limites de relações na sociedade coreana.
Commentaires