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Foto do escritorRami

Americanização ou globalização do K-Pop?



Há quem diga que o kpop está se tornando cada vez mais americanizado. Não existem dúvidas que o kpop é um estilo de música versátil e que se adapta a diversos ritmos e estilos, entretanto, entre os próprios kpopers muito tem se discutido sobre o rumo norte-americano que o pop coreano vem tomando nos últimos tempos, mas erra quem acha que essa relação é estritamente relacionada as músicas. A influência americana vem crescendo em todos os aspectos, é o que talvez faz grupos da 4º geração soarem tão diferentes dos da 1º? O kpop cresceu no ocidente e o ocidente cresceu no kpop, isso é um fato.


Sendo a própria definição de american idols, os norte-americanos-asiáticos tem uma grande participação na americanização kpop. Ter membros nascidos e criados em um local totalmente diferente da Coréia do Sul influencia diretamente na escolha de música e estilo que o grupo irá tomar. Por não serem vistos como completamente coreanos, esses ídolos são dispensados ​​de algumas das rígidas expectativas sociais da cultura coreana, de certa forma eles acabam tendo um pouco mais de liberdade em suas ações do que idols coreanos, mas também são mais facilmente acusados já que possua uma atitude "americanizada". Essa diferença culturas também, é capaz de proporcionar aos fãs de kpop serem apresentados com novas ideias e práticas e mantendo o status do gênero musical de único. Com o sucesso cada vez maior dessas figuras públicas, a indústria acaba por se adaptar para tentar reproduzi-lo, por isso vem te tornando cada vez mais comuns idols estrangeiros, entretanto, ainda é difícil encontrar idols sem herança asiática.


O NCT possuí 23 membros, sendo 12 deles extrangeiros

Empresas grandes da indústria do kpop já aderiram a esse "movimento americano" no kpop, como a HYBE. Em abril de 2021, a HYBE anunciou que compraria todas as ações da Big Hit America, que valem 1,7 trilhão de won, para aumentar sua participação no mercado dos EUA. Após a notícia, anunciou mais tarde que adquiriria uma participação de 100% na Ithaca Holdings, casa de astros como Justin Bieber e Ariana Grande e empresa de mídia americana liderada por Scooter Braun que atua nos setores de música, cinema e televisão no valor de cerca de 1,07 trilhões de doláres. No evento “2021 HYBE Corporate Briefing with the Community”, a HYBE América revelou que está definido para o lançamento de um novo grupo feminino em colaboração com a Geffen Records do Universal Music Group. Por meio da implementação de um “sistema de treinamento local dos EUA”, eles afirmam que alcançarão alturas que “transcendem as fronteiras nacionais, culturais e artísticas”.


O projeto NCT Hollywood é um projeto ousado da gravadora SM Entertainment com o estúdio norte-americano MGM Television, para criar um novo subgrupo do NCT com membros norte-americanos. Os membros serão escolhidos por um reality show onde os participantes serão treinados em Seul, nas áreas de canto e dança e avaliados pelo fundador da SM Entertainment, Lee Sooman, e pelos integrantes do próprio NCT. Logo que esse projeto foi anunciado, um mix de sentimentos foi gerados entre os kpopers, muitos gostaram da ideia outros tem o pensamento que a indústria deve ser somente composta por asiáticos, os mais extremos por somente coreanos.


Lee Soo Man (SM Entertainment) e o produtor americano Mark Burnett, responsáveis pelo NCT-Hollywood

A americanização do K-pop pode afetar muito mais do que apenas o tipo de arte que está sendo produzida: pode ter um enorme impacto no tipo de vida que os artistas estão levando. A cultura ocidental em geral prioriza os direitos do indivíduo, enquanto as culturas oriundas do confucionismo, como a Coreia do Sul, valorizam uma abordagem coletivista da vida. Em vez de se concentrar nos direitos pessoais, eles se concentram na lealdade do grupo e no trabalho para o bem maior da equipe, tendo que ser altruístas no processo. É o que torna os americanos famosos por seus solistas e coreanos pelos os grupos de kpop completos em membros que possuem habilidades de dança, habilidades vocais, habilidade em rap e visuais. Embora todos esses fatores sejam valorizados no pop americano, não é necessário que um artista individual se destaque em cada área, mas sim ser habilidoso em apenas uma especialidade.


Por fim, a americanização do kpop é vista por muito como algo ruim e usada como motivo pra jogar hate em muitos grupos da atualidade, constantemente os comparando com grupos de gerações anteriores do kpop. A verdade é que o kpop sempre foi um tipo musical que gosta de arriscar e se renovar e desde sempre compartilhou se objetivo de ser mundial por ter músicas e arranjos feitos por produtores estrangeiros e palavras da língua inglesa inserida em suas músicas, portando, a americanização não é algo novo na área. Muitos kpoppers são contra essa ideia por pensar que o kpop está perdendo sua essência por estarem presos ao passado ou acharem que o estilo musical está se tornando igual a qualquer outro, mas esquecem que a indústria é ampla para manter e gerar grupos que se encaixam em cada um dos espectros musicais, amar um não significa ter que odiar o outro.


Fonte: 1|2|3

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